Informações
Presencial
Evento no Expo Center Norte em São Paulo
Informações do Evento BGS Brasil Game Show 2024
Brasil Game Show completa 15 anos somando mais de 2,8
milhões de visitantes, 2.700 marcas e 170 títulos jogáveis
antes do lançamento
Principal feira de games da América Latina e segunda maior do mundo
inicia a celebração dos seus 15 anos com um grande balanço dessa
primeira década e meia do evento, destacando momentos especiais de
sua trajetória em 15 fatos marcantes
São Paulo, 06 de junho de 2024 – Em 2024, a Brasil Game Show (BGS)
chega ao seu 15º ano com muita história para contar e cheia de planos.
Em uma década e meia de existência, o principal evento de games da
América Latina e segundo maior do mundo, consolidou-se com números
impressionantes, momentos inesquecíveis e grandes conquistas que
reforçam a importância e a relevância desse encontro anual para os
gamers e a indústria de entretenimento digital.
“Relembrar tudo o que vivemos nesse período é uma verdadeira viagem
pela linha do tempo da indústria dos games no Brasil”, destaca Marcelo
Tavares, criador e CEO da Brasil Game Show. “Desde o início, nosso
objetivo foi proporcionar aos gamers uma experiência única, que eu, como
gamer, sonhava em ver no país. Acompanhar a evolução da BGS e
perceber que a feira se tornou uma referência global nesse setor é algo
verdadeiramente gratificante e motivo de muito orgulho.**
Como forma de celebrar essa trajetória e o que ainda está por vir, a Brasil
Game Show apresenta um grande balanço desses 15 anos, dividido em 15
fatos memoráveis.
1 – Milhões de pessoas pelos pavilhões de exposição
A Brasil Game Show é feita principalmente por um público apaixonado que
visita o evento para celebrar os jogos, encontrar seus ídolos, diverti-se com
amigos e conhecer as principais novidades do setor. Nesses 15 anos,
passaram pela feira 2.829.388 pessoas, um número maior do que a
população de 25 das 27 capitais brasileiras (incluindo Distrito Federal).
Esse total de visitantes também representa aproximadamente o número de
cidadãos de países como Jamaica, Armênia e Lituânia, e seria suficiente
para lotar mais de 35 estádios do Maracanã, que atualmente comporta
78.838 torcedores.
2 – Espaço a perder de vista
Desde 2009, a soma das áreas de exposição da Brasil Game Show
corresponde a 789 mil metros quadrados, o equivalente a mais de 95
campos de futebol e maior do que países como Bahrein (786 mil m²) e
Singapura (734 mil m²). Ao longo desses 15 anos, o evento foi realizado
em quatro lugares, sendo que até 2011 ele era sediado no Rio de Janeiro
e a partir de 2012 migrou para São Paulo. Entre os pavilhões de
exposição mais utilizados, destaca-se o Expo Center Norte, que recebeu
a BGS nove vezes e segue como local oficial da feira
3 – Presença das principais empresas do universo gamer
A Brasil Game Show é um espaço para as marcas se aproximarem dos
visitantes, e vice-versa. Um momento único de troca que reforça os laços
entre as partes, fideliza fãs e demonstra a importância do mercado
brasileiro de games. Nesses 15 anos de evento, mais de 2.700 empresas
passaram pela feira. Entre elas, as maiores referências globais em jogos,
como Nintendo, PlayStation, XBOX, Sega, Ubisoft, Activision, Epic, EA,
Capcom, Warner Bros. Games, Bandai Namco, Hoyoverse, Blizzard
Entertainment, Konami, Cd Project e RIOT; as principais fabricantes de
hardware, como Samsung, AOC, Dell, Lenovo, AMD, Razer, Logitech,
HyperX, NVIDIA, Corsair, Asus e Intel; as maiores organizações de
eSports, como Team Liquid, FURIA, Fluxo, paiN Gaming, Loud e miBR; as
mais importantes plataformas de conteúdo em vídeo, como YouTube,
Twitch e TikTok; e muito mais. Vale destacar ainda centenas de estúdios
nacionais de desenvolvimento, marcas de lifestyle gamer, empresas
focadas em B2B, startups, grandes varejistas, lojas especializadas em
artigos geek e gamer, escolas, marcas de simuladores e arcades, grupos
de mídia e, claro, diversas empresas não endêmicas que participam da
feira para estabelecer novas conexões com os gamers e reforçar suas
entradas nesse segmento.
4 – Dois meses de BGS
Quando criada, em 2009, a Brasil Game Show – que na época se chamava
Rio Game Show – foi realizada em apenas um dia, mas foi a única vez.
Ainda no mesmo ano, a feira teve uma segunda edição, já com dois dias,
e esse período foi crescendo junto com a quantidade de atrações. Em
2022, após a um hiato causado pela pandemia, a BGS realizou seu evento
mais longo, com duração de uma semana inteira, um recorde para a feira
que costuma durar cinco dias – sendo o primeiro para convidados,
imprensa e VIPs, e os demais para o público geral. Se somadas todas as
edições, foram dois meses (61 dias) de Brasil Game Show.
5 – Grandes nomes da indústria
A cada edição da BGS, os visitantes do evento encontram pelos corredores
e atrações da feira um timaço de convidados internacionais. Nomes ilustres
da indústria dos games que vêm ao Brasil a convite do evento ou de
patrocinadores para interagir com o público, fazer anúncios ou apresentar
seus trabalhos. Até a BGS 2023, mais de 100 convidados estrangeiros já
haviam participado da Brasil Game Show, incluindo diretores, produtores,
executivos, desenvolvedores, atores, designers e produtores.
Entre todos eles, apenas um esteve ao vivo de forma remota: Ralph
Baer, considerado o inventor dos videogames. Responsável pelo
Magnavox Odyssey, o primeiro console da história, Baer foi uma das
atrações da segunda edição da BGS, realizada em 2009. À época com
87 anos, o engenheiro alemão, que faleceu cinco anos depois, integrou
um painel por conferência de vídeo.
6 – Games ainda não lançados
Um dos grandes atrativos da BGS é a possibilidade de testar jogos,
consoles e outros produtos gamer antes mesmo dos seus lançamentos
oficiais. Ao longo das 14 edições já realizadas, o público teve a
oportunidade de experimentar, em primeira mão no Brasil, um total de 172
games, incluindo “AAA (triple A)” muito aguardados do grande público.
Entre os destaques estão Super Mario Bros Wonder (2023), Street
Fighter™ 6 (2022), Super Smash Bros. Ultimate (2019), Days Gone (2018),
Sekiro: Shadows Die Twice (2018), Assassin*s Creed Origins (2017), Forza
Horizon 3 (2016), Cuphead (2015), Dying Light (2014), Call of Duty: Ghosts
(2013), entre outros.
Além deles, vale destacar a exibição dos até então inéditos Nintendo Wii
U, na BGS 2012; PlayStation 4 e Xbox One, na BGS de 2013, e do
PlayStation VR, na BGS de 2016.
7 - Ampla cobertura da imprensa
A cada edição, a Brasil Game Show conta com uma extensa cobertura
jornalística nas mais variadas plataformas e veículos de mídia. Desde a
primeira BGS, em 2009, no Rio de Janeiro, o evento credencia e recebe
equipes de TV, jornalistas de impressos e online, blogueiros, radialistas e
outros profissionais da imprensa tradicional para que levem às suas
audiências um pouco do clima, das novidades e atrações do evento. Até
hoje, 28.217 jornalistas receberam credenciais para realizar a cobertura
completa da Brasil Game Show. Além dos brasileiros, profissionais de toda
América Latina, além de Estados Unidos e países da Europa costumam
marcar presença na feira.
8 – Um evento também para criadores de conteúdo
Desde 2012, a Brasil Game Show conta com um credenciamento dedicado
aos influenciadores. A ideia surgiu quando as plataformas sociais e de
streaming ainda não tinham o alcance de hoje, e desde então foi sendo
ampliada para atender a esse público – que além de mostrar o evento para
seus seguidores, tem uma oportunidade única de encontrar os fãs
pessoalmente, criar conteúdo relevante e estreitar relações com as marcas
participantes. Ao todo, cerca de 16.600 criadores de conteúdo já foram à
BGS com uma credencial VIP oferecida pela feira.
9 – Apoio à cultura do cosplay
Uma tradição da BGS desde a primeira edição é a presença de pessoas
que se caracterizam como seus personagens preferidos e interpretam seus
movimentos, trejeitos e personalidade pelos corredores do evento. Os
cosplayers chamam a atenção do público e têm um lugar de destaque na
feira. Ao longo das edições passadas, 8.750 pessoas receberam
credenciais de cosplayers, que além de darem acesso a todos os dias
de evento, permitem que entrem por um espaço diferenciado e participem
dos concursos oficiais da feira.
Tais competições também fazem parte integral da essência da feira, que
anualmente conta com um grande palco para que os cosplayers desfilem
seus talentos e sejam avaliados por um júri de peso, com especialistas,
representantes da comunidade e convidados especiais, além do público,
claro. Os concursos estão presentes na BGS desde 2009, em diferentes
formatos, e desde então contaram com a participação de 4.096
cosplayers.
10 – Torneios de esportes eletrônicos
O cenário competitivo dos games tem um lugar especial no coração dos
jogadores, e uma área dedicada da BGS. Em 2014, a feira realizou a
primeira edição do seu torneio oficial de esportes eletrônicos, à época
chamado de Brasil Game Cup. Em 2019, a atração virou BGS Esports,
ganhou ainda mais destaque, uma área maior para a torcida, camarote,
convidados ilustres e novas premiações. Pelo palco da BGS Esports já
passaram lendas do cenário competitivo e partidas de diversas
modalidades, como CS:GO, Free Fire, Valorant e Crossfire.
Ao todo, já foram realizadas 55 competições oficiais de diversos games
dentro da BGS. Além dos já mencionados da BGS Esports, outros
campeonatos foram realizados nos próprios estandes das marcas
patrocinadoras e fizeram história no evento, como o Campeonato Brasileiro
de League of Legends, em 2012; uma etapa da Copa do Mundo de Just
Dance, em 2015, a final do Capcom Pro Tour Brazil, também em 2015, e o
MK, em 2019.
11 - Avenida dedicada à produção nacional de jogos eletrônicos
Mais do que um evento voltado ao consumo, a BGS é um espaço de
celebração à cultura gamer e a todo o seu ecossistema. Dessa forma, claro
que a indústria de desenvolvimento de jogos precisava ter uma área
própria na feira, e esse lugar é a Avenida Indie. Até hoje, 378 estúdios
independentes – em sua enorme maioria brasileiros – passaram pelo local
e expuseram seus lançamentos para os milhões de visitantes da feira.
12 – Inclusão do staff da BGS
Respeitar e atender bem a todos os presentes na BGS é uma prioridade e
um compromisso do evento, assim como promover a inclusão, a
diversidade e a acessibilidade. Nesse sentido, a Brasil Game Show adota
diversas iniciativas a cada edição, como a contratação de pessoas com
deficiência (PCD) para compor seu staff. Desde 2012, 352 PCDs
integraram as equipes de produção e atendimento aos visitantes da feira.
Mais do que isso, anualmente a BGS cede espaços para que organizações
sem fins lucrativos interajam com o público da feira e apresentem os seus
trabalhos. Já passaram pelo evento a Casa de David, AACD, APAE e CDI,
entre outras, que muitas vezes montam caravanas para levar os assistidos
a conhecerem a BGS, incluindo pessoas com deficiência intelectual, física
e autismo
13 - Arrecadação de alimentos
A BGS também incentiva ações beneficentes, e qualquer visitante da feira
pode entrar no evento pagando meia-entrada mediante a doação de 1kg
de alimento não perecível. Essa é uma prática tradicional da feira, que já
arrecadou mais de 547 toneladas ao longo de suas 13 edições. Essa
quantidade de comida é suficiente para encher 79 caminhões de mudança,
e já ajudou milhares de crianças, jovens e adultos de ONGs como Casa
Ronald McDonald, Casa de David, Médicos Sem Fronteira, Social Bom
Jesus e Casas André Luiz.
14 - Itens no túnel do tempo
A história dos videogames é muito rica, extensa e repleta de produtos que
marcaram época. Marcelo Tavares, CEO e fundador da BGS, é também o
dono de uma das maiores coleções de videogame do Brasil, e conta com
mais de 3.000 itens entre consoles, controles, jogos e acessórios.
Ao longo desses anos todos de BGS, muitos objetos da coleção particular
de seu fundador foram exibidos e até disponibilizados para testes em áreas
especiais da feira. Foram mais de 1.120 itens expostos em dez das 14
edições já realizadas. Além do aspecto da curiosidade, a atração
representa uma verdadeira viagem pelas oito gerações de consoles da
indústria.
15 – Lembranças do maior evento de games da América Latina
Momentos mágicos continuam especiais por muito mais tempo
quando atrelados a objetos que despertam boas memórias. Nesse sentido,
a BGS Store, presente na feira pela primeira vez em 2011, cumpre um
papel fundamental. Mais de 520 produtos diferentes já foram criados e
comercializados para os visitantes da principal feira de games da América
Latina. Só em 2023, mais de 13.300 artigos foram vendidos ao longo dos
cinco dias de Brasil Game Show.
BGS 2024
A edição de 15 anos da Brasil Game Show será realizada entre os dias 9
e 13 de outubro deste ano, no Expo Center Norte, em São Paulo. O público
já pode adquirir ingressos para um ou todos os dias do evento através do
site oficial. Mais novidades sobre atrações e lançamentos serão divulgadas
em breve.
Ingressos – 3º Lote (40% de desconto em relação ao lote final):
Individual – 10 ou 11 de outubro (meia-entrada): R$ 119 o ingresso
individual válido para 1 (um) dia escolhido (10 ou 11/10).
Premium Dia Único – 10 ou 11 de outubro (meia-entrada): R$ 238 o
ingresso individual válido para 1 (um) dia escolhido (10 ou 11/10). Dá
acesso 1h antecipado e entrada exclusiva.
Individual – 12 ou 13 de outubro (meia-entrada): R$ 179 o ingresso
individual válido para 1 (um) dia escolhido (12 ou 13/10).
Premium Dia Único – 12 ou 13 de outubro (meia-entrada): R$ 358 o
ingresso individual válido para 1 (um) dia escolhido (12 ou 13/10). Dá
acesso 1h antecipado e entrada exclusiva.
Passaporte 10, 11, 12 e 13 de outubro (meia-entrada): R$ 477 -
passaporte individual válido para os dias 10, 11, 12 e 13/10. Visite 4 dias
pelo preço de 3.
Passaporte Premium (meia-entrada): R$ 839 – Passaporte Premium
individual válido para todos os dias, incluindo dia exclusivo para imprensa.
Ganhe uma camisa oficial da #BGS24 (retirada no evento). Dá acesso 1h
antecipado e entrada exclusiva.
Passaporte Business (meia-entrada): R$ 839 - Passaporte Business
individual válido para todos os dias, incluindo dia exclusivo para imprensa.
Dá acesso 1h antecipado e entrada exclusiva. Dá acesso a área business
e ao matchmaking Game Connection.
Camarote Dia Único – 10 ou 11 de outubro: R$ 479 Ingresso camarote
válido para 1 (um) dia escolhido (10 ou 11/10). Dá acesso 1h antecipado e
entrada exclusiva. Dá acesso ao camarote da arena principal com
snacks, energéticos e lounge exclusivo.
Camarote Dia Único – 12 ou 13 de outubro: R$ 599 Ingresso camarote
válido para 1 (um) dia escolhido (12 ou 13/10). Dá acesso 1h antecipado e
entrada exclusiva. Dá acesso ao camarote da arena principal com
snacks, energéticos e lounge exclusivo.
Passaporte Camarote: R$ 2.399 - Passaporte camarote individual válido
para todos os dias, incluindo dia exclusivo para imprensa. Dá acesso 1h
antecipado e entrada exclusiva. Dá acesso ao camarote da arena principal
com snacks, energéticos e lounge exclusivo.
Para relembrar a edição de 2023 da BGS, assista ao vídeo oficial do evento
no YouTube.
Serviço – BGS 2024
Quando: 9 a 13 de outubro (1º dia exclusivo para imprensa e negócios,
além dos portadores do Passaporte Premium e Passaporte Camarote)
Onde: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo/SP
Horário: das 13h às 21h
Sobre a BGS: A Brasil Game Show (BGS) é a maior feira de games da
América Latina e uma das maiores do mundo em público e área. Realizada
pela primeira vez em 2009, o evento já recebeu mais de 500 milhões de
visitantes somando todas as edições e, atualmente, ocupa os pavilhões do
Expo Center Norte, em São Paulo. Reúne as principais empresas do
segmento, é palco dos grandes lançamentos do ano, atrai personalidades
da indústria mundial de jogos eletrônicos e abre espaço para estúdios
independentes. A BGS é também uma grande oportunidade de negócios
que atrai investidores, empresários e profissionais do mercado de games
e tem uma forte preocupação social, tendo arrecadado e doado cerca de
500 toneladas de alimentos ao longo de todas as suas edições.
Obs.: O AGITO BRASIL não se responsabiliza pelas informações disponibilizadas neste canal, sugerimos confirmar as informações com os idealizadores do evento antes de comparecer.